Uma das mais importantes feiras da indústria de base para o setor calçadista no mundo, a Lineapelle, em Milão, recebe quatro empresas brasileiras de componentes. O apoio para a mostra, que acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro, é do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, programa mantido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, destaca que a expectativa é positiva, diante do bom momento para as exportações de componentes brasileiros. “A busca por fornecedores brasileiros, que cada vez mais unem qualidade com sustentabilidade, é crescente. Os grandes compradores internacionais, que estarão na Lineapelle, estão buscando materiais que vão ao encontro de uma necessidade crescente puxada pelo mercado mundial, que é a de produtos eco-responsáveis. Não se produz um calçado sustentável se este não tiver componentes sustentáveis”, avalia. O bom momento para as exportações do setor é corroborado pelos dados do ano passado, quando os embarques geraram US$ 421,2 milhões, 12% mais do que em 2021. No comparativo com a pré-pandemia, em 2019, o crescimento foi ainda mais significativo, de 18%.
Na mais recente edição da Lineapelle, em setembro passado, as empresas brasileiras reportaram negócios na ordem de US$ 4,7 milhões. Participaram da feira italiana, com o apoio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals as empresas Magma, OTB, Pollibox e Boxflex.
Fonte: Fashion Network