O Brasil fechou o primeiro mês do ano com saldo de exportação de 14,63 milhões de pares e faturamento de 117,9 milhões de dólares, um aumento de 4,5% em volume e de 16,6% em faturamento em relação ao mesmo mês de 2022, segundo dados da Agência Brasileira Associação das Indústrias de Calçados (Abicalçados).
Em janeiro, o crescimento de pares exportados para os países membros da União Europeia mais do que compensou as quedas registradas nos Estados Unidos e na Argentina, historicamente os dois principais destinos dos calçados brasileiros.
“A desaceleração da inflação na região tende a beneficiar gradualmente o consumo de bens não essenciais, como calçados”, relatou Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados.
No primeiro mês de 2023, o principal exportador de calçados do Brasil foi o estado do Rio Grande do Sul, com mais de 2,8 milhões de pares e faturamento de 46,68 milhões de dólares. O segundo maior exportador de calçados no mês de janeiro foi o Ceará, que exportou 5,9 milhões de pares, com um faturamento de 34,73 milhões de dólares.
Dentro do comportamento do mercado, no mês de janeiro a Bolívia ultrapassou a Argentina como segundo principal destino dos calçados brasileiros.
Fonte: Fashion Network