A marca de luxo francesa Louis Vuitton anunciou nesta terça-feira (14) que escolheu o cantor Pharrell Williams para ser o novo diretor criativo de suas coleções masculinas. Um anúncio que surpreendeu a todos do setor.
Louis Vuitton está sem diretor criativo de moda masculina desde a morte prematura de Virgil Abloh, em novembro de 2019, vítima de um câncer. Abloh foi o primeiro estilista negro a comandar uma grande grife. Williams é agora o segundo.
“Estou feliz em receber Pharrell de volta à casa, como nosso novo diretor criativo masculino, após ter colaborado em 2004 e 2008 com a Louis Vuitton. Sua visão criativa além da moda sem dúvida levará a Louis Vuitton a um novo e muito empolgante capítulo”, declarou o CEO da empresa, Beccari, em um comunicado. Antes de ingressar na Dior, Beccari trabalhou por quase uma década na Louis Vuitton como executivo sênior.
Pharrell, como é conhecido em Paris, assume o cargo imediatamente e apresentará sua primeira coleção em junho, durante a próxima temporada de moda masculina parisiense. O cantor é uma figura familiar na indústria da moda, tendo frequentado regularmente desfiles em Paris. Ele também foi embaixador da marca Chanel e apareceu nos filmes “históricos” de Karl Lagerfeld sobre Coco Chanel e sua maison.
Além disso, Pharrell colaborou com o nome da moda japonesa, Nigo, que foi nomeado diretor criativo da Kenzo no ano passado, outra marca da LVMH, que controla a Louis Vuitton, sua maior marca individual. A Vuitton deve superar a meta de vendas anuais de 20 bilhões em 2023.
A nomeação de Pharrell ocorre um mês após a LVMH ter realizado uma reorganização de sua alta administração, que culminou na saída de Beccari da Dior para se tornar CEO da Louis Vuitton. Uma de suas primeiras tarefas era encontrar um sucessor de longo prazo para Abloh.
Desde a morte de Abloh, as coleções de moda masculina Vuitton passaram a ser desenvolvidas por uma equipe de design interna. No entanto, para a mais recente temporada de moda masculina parisiense, em janeiro deste ano, a empresa havia contratado o estilista americano Kid Super.
Dado o trabalho musical contínuo de Pharell, seu compromisso com a Vuitton exigirá uma gestão cuidadosa.
Fonte: Fashion Network