O mercado de joias do Brasil é segmentado por tipo (colares, anéis, brincos, berloques e pulseiras e outros), canal de distribuição (lojas de varejo off-line e lojas de varejo on-line) e categoria (joias reais e bijuterias). O relatório oferece o tamanho do mercado e a previsão em valor (US$ milhões) para todos os segmentos acima.
Visão geral do mercado
Espera-se que o mercado de joias no Brasil cresça a uma CAGR de 1,79% durante o período de previsão (2022-2027).
A diminuição do número de ocasiões sociais levou a uma diminuição da venda de joias no país durante a pandemia de Covid-19. Devido ao bloqueio rigoroso, as pessoas também não puderam sair de casa, por sua vez, comprando menos bijuterias, que são compradas principalmente em vez de tendências da moda. Considerando que, durante o segundo trimestre da pandemia, os consumidores se adaptaram ao modo de compra online e passaram a comprar mais por meio de redes de varejo online, aumentando a demanda pelo produto e o crescimento geral do mercado.
A demanda do consumidor por novas variedades e designs de joias, especificamente as de marca, aumenta o crescimento do mercado. A demanda pelo segmento de joias de luxo está impulsionando uma grande parte do mercado, devido à crescente preferência por joias feitas de pedras preciosas e minerais. O mercado estudado é altamente influenciado pelas mudanças nas tendências da moda, principalmente devido à contínua adaptação nas ofertas.
Ao contrário, um segmento de consumidores sensíveis ao preço demanda por bijuterias (joias feitas de metais não preciosos ou prata), somando-se à crescente demanda do mercado. Os principais players estão investindo no desenvolvimento de uma forte rede de distribuição em todo o país. Marcas mais caras estão abrindo lojas tradicionais em aeroportos e novos shopping centers, principalmente nas maiores cidades do país. Isso provavelmente impulsionará o crescimento do mercado no futuro próximo.
Escopo do Relatório
As joias consistem em uma variedade de itens decorativos, que são usados para embelezamento pessoal. Pode ser feito usando pedras e metais preciosos e pedras e metais artificiais. O mercado de joias do Brasil é segmentado por tipo, canal de distribuição e categoria. Por tipo, o mercado é segmentado em colares, anéis, brincos, berloques e pulseiras e outros tipos de produtos. Com base no canal de distribuição, a segmentação é feita como lojas de varejo offline e online. O estudo também abrange a análise nacional de joias reais e bijuterias. Para cada segmento, o dimensionamento de mercado e as previsões foram feitos com base em valor (em milhões de dólares).
Principais tendências do mercado
Inclinação dos consumidores para joias de pedras preciosas
As pedras preciosas são amplamente utilizadas para fazer vários tipos de peças de joalheria, incluindo joias finas. Os designers de joias brasileiros são conhecidos por combinar pedras preciosas coloridas para criar um arco-íris de cores atraentes em uma única peça. Esse visual é imensamente popular entre os consumidores do mercado nacional e é considerado um dos temas do estilo brasileiro reconhecidos internacionalmente. As joias brasileiras são feitas manualmente, com desenho muito cuidadoso e pedras preciosas, tornando as joias mais caras. Globalmente, o Brasil é reconhecido como a fonte mais prolífica de pedras preciosas de classe mundial. Existem inúmeros tipos de pedras preciosas encontradas no país, incluindo água-marinha, ametista, citrino, diamante, esmeralda, quartzo, rubi, safira e topázio, entre outras. Essas pedras preciosas e minerais são usadas e apreciadas por artesãos de todo o mundo. Por exemplo, em 2020,
Aumento nas vendas de varejo on-line
O crescimento no mercado de joias é impulsionado por sua mudança em larga escala para a plataforma de comércio eletrônico. Os consumidores em todo o país estão se tornando extremamente confortáveis para fazer compras online. Com o aumento do poder aquisitivo e a alta penetração da internet entre os consumidores, há um aumento nas compras por meio de canais de varejo online. Isso provavelmente levará a um crescimento nas vendas de joias por meio de canais online, em um futuro próximo. A fácil acessibilidade de sites e métodos de pagamento seguros deram vantagem aos canais de retenção online. Os principais vendedores de joias estão aproveitando a oportunidade neste mercado, apresentando formas inovadoras, da personalização à curadoria e opções de teste em casa, a fim de atender às preocupações dos consumidores. Da mesma forma, a Tiffany & Co. atualmente opera sites habilitados para comércio eletrônico em 13 países em todo o mundo. Está focando em investimentos, para aprimorar seus canais online. Além disso, pretende expandir seus sites de comércio eletrônico para outros países em um futuro próximo.
Fonte: Mordor Inteligência