Quando se trata de criação de produtos de moda, o que vem à mente de grande parte das pessoas é o estereótipo de um estilista excêntrico em um estúdio cheio de tecidos, alfinetes e croquis, desenvolvendo roupas que irão desfilar nas passarelas. Essa é uma imagem bem distante do dia a dia de desenvolvimento de produtos nas grandes empresas.
Para que essas roupas cheguem até nós, é necessário que designers de produtos de moda criem esses produtos. Mas não são processos relacionados apenas a uma criatividade artística, e sim a uma composição de estética, funcionalidade, viabilidade industrial e financeira, entre outros aspectos bem práticos.
Os “Departamentos de Produto”, como um todo, realizam suas propostas criativas relacionadas a temáticas. Porém, muito mais tempo e energia são destinados a atividades como pesquisa de materiais e fornecedores; correlação dos produtos com as categorias, linhas, faixas de preço; elaboração de fichas técnicas; comunicação com fornecedores que, em geral, efetivamente irão desenvolver modelagens e peças piloto; realização de provas de roupas e ajustes; acompanhamento de cronograma; apuração de custos e negociações com fornecedores; e outras atividades administrativas.
Portanto, a criação autoral tem espaço mais restrito a marcas de nicho ou a pequenas linhas em marcas maiores.
Apesar de parecer menos glamuroso criar um produto com estética mais comum, desenvolver um processo que garanta boa qualidade, modelagem e acabamento pode representar um impacto maior. São esses produtos que irão ser usados pela grande maioria das pessoas na maior parte de seu tempo. Assim, o trabalho empregado em seu desenvolvimento pode resultar inclusive em mais sustentabilidade.
A atitude necessária para que esse trabalho seja cumprido com sucesso é realmente se questionar qual o papel de cada produto no mix geral da marca e, ao mesmo tempo, no guarda-roupas de seus clientes.
Como Lilian Pacce bem disse para os alunos da Pós Digital em Fashion Business: “O mundo não precisa de mais uma peça de roupa. Pense nisso quando você for fazer sua grande criação”.
No próximo texto, falarei sobre sobra de estoque no final de uma coleção. Confira minha coluna para compreender outras questões fundamentais dos negócios de moda. A periodicidade é quinzenal.
Fonte: Estadão