MODA

Search
Close this search box.

Conheça a história da empresária Almira Gomes, destaque no setor de beachwear

Almira Gomes Ferreira é uma mulher sonhadora. Aos 14 anos, deixou o interior do Piauí e foi ser babá em Fortaleza em busca de oportunidades. Com uma trajetória de trabalho, aprendizado e recompensas, tem feito muitos sonhos se tornarem realidade.

O início foi com apenas duas máquinas de costura. Hoje, ela lidera o Grupo AGF, indústria de confecções que ocupa uma sede de 7.000 m2 e emprega cerca de 150 colaboradores.

O sonho nasceu modesto, mas cresceu. Em 2010, em São Paulo, Almira estava entre os 200 expositores do Salão Moda Brasil, evento que reuniu cerca de 600 marcas dos segmentos de moda masculina e feminina, praia, fitness, lingerie têxtil. Ali, ela notou que rompera barreira de ter um negócio apenas para prover o sustento da própria família. “Nosso estande estava sempre lotado. Percebi, então, que o meu produto era muito além do que eu imaginava. Eu tinha um mundo para desbravar”, conta.

Hoje, a fábrica comandada por Almira confecciona peças para as marcas de beachwear R do Sol e Sand Blue, ambas próprias, além de produzir para outras marcas locais e nacionais no formato private label (quando a fábrica apenas executa a confecção de um produto criado por outra empresa). A R do Sol, por exemplo, com 23 anos de vida, atende 18 estados através de representantes e planeja implementar e-commerce até o fim de 2022.

Visão Empreendedora

Não foi apenas o trabalho manual de costura que levou Almira a chefiar uma empresa do porte da AGF. A visão empreendedora lhe trouxe a percepção de que era necessário administrar não só a linha de produção, mas contar com pessoas que pudessem ajudá-la em outras áreas. “A minha dificuldade maior era a parte técnica, de administração. Por isso, hoje eu tenho profissionais para me ajudar em todas as áreas. O início foi difícil, ainda mais por ser mulher empreendendo, mas eu sempre priorizei a qualidade”, estabelece.

Falando em qualidade, o cuidado na execução e acabamento das peças segue o mesmo do início. Com propriedade, Almira ratifica a importância de selecionar bem desde a matéria-prima até o maquinário pesado. Definindo a si mesma como alguém do “chão de fábrica”, ela conhece não só as etapas da produção, como quem as realiza. “Tenho funcionários que começaram comigo e ainda estão aqui até hoje”, pontua.

Também por isso, as conquistas são compartilhadas. Se a vida lhe deu uma chance no início, Almira faz questão de agradecer e retribuir. A geração de empregos é um dos princípios que rege a carreira da empresária. “Ainda tem muito espaço na fábrica. A gente quer crescer a marca, claro. Mas eu ainda quero gerar mais empregos, dar mais oportunidades e mostrar que não há limites para os nossos sonhos”, conclui.

Almira Gomes é fundadora e líder da indústria de confecções do grupo AGF.

Fonte: Marcia Travessoni