Vamos combinar que já não é mais novidade dizer o quanto chinelos e sandálias de tiraultra confortáveis fazem parte do cotidiano brasileiro, né?
Se antes estes calçados eram puro sinônimo de casualidade e muito conforto, em 2022, estes itens queridinhos entre nós ganharam notoriedade suficiente para conquistar diversas celebridades, inclusive bem longe do Brasil.
E não falamos somente das Havaianas, criação brasileira dos anos 1960 que dominou até os tapetes vermelhos mundo afora. O conforto da base simples com tiras ganhou versões até em grifes mundiais consagradas.
‘Chinelo’ de grife
Uma das embaixadoras dessa tendência é Anitta. Em novembro, durante o “The 2022 Innovator Awards”, premiação que ocorre anualmente em Nova York, nos EUA, com organização do Wall Street Journal, a cantora — uma das premiadas da noite como “Artista Inovadora” —- se jogou no evento ostentando um look com pegada all black.
A produção com direito a um colar Tifanny, avaliado em R$ 124 mil também ostentava, para a surpresa do público e fãs, uma sandália de tiras e salto alto da Burberry.
O mesmo modelo, da coleção Primavera/Verão 2023 também foi visto brilhando nos pés de Sabrina Sato, ícone fashion nacional, no desfile da coleção primavera/verão 2023 da grife em Londres, no Reino Unido.
Para ocasião, a apresentadora escolheu uma produção com ajuda do stylist Pedro Salles, usando um vestido curto vinho que se sobrepôs a uma segunda pele.
Do clássico ao cravejado de diamantes
E engana-se quem pensa que a tendência está restrita às mulheres. Acumulador de polêmicas no quesito moda, Kanye West, que também esteve na apresentação, chegou para conferir as novidades da marca na Semana de Moda de Londres calçando uma peça toda cravejada de diamantes.
Muito além de sua presença no local — o que já seria motivo suficiente para grande repercussão nas redes sociais — o look do rapper, enaltecendo os modelos dos famosos flip flops, também deu o que falar. Na web, internautas citaram que a escolha de Ye, como é conhecido, seria uma homenagem a um clássico fashion brasileiro. Afinal, além dos chinelos, ele também usava meias.
Enquanto isso, em abril foi a vez de Pedro Scooby causar o maior impacto por aqui. Durante o tradicional Baile da Vogue, realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, o surfista e ex-BBB foi clicado com um look assinado pela marca de alta-costura francesa Balmain, combinando blazer, sarongue e um clássico chinelo de dedo Havaianas nas cores preto e branco, completando o visual.
Conforto é a ordem
Se na edição 2020 do reality show Manu Gavassi fez história e virou protagonista de diversos meses com a sua famosa papete plataforma vermelha, batizada de Chunky Classic, da marca Buffalo London, dois anos mais tarde foi a vez de Linn da Quebrada trazer um novo modelo de sandália para a casa mais vigiada do país.
O calçado azul no modelito pillow, todo almofadado e diferentão, logo foi apelidado pelo fandom da sister de “ChineLINN”. Com criação da designer Virgínia Barros, a peça foi idealizada para o desfile da marca Apartamento 03, na edição de 2020 da São Paulo Fashion Week, mas foi justamente em 2022 que ganhou destaque perambulando pelo game.
Inclusive, na época em que a disputa ainda estava no ar, a demanda no e-commerce foi tão grande que a produção precisou ser triplicada.
Com volume bem exagerado, o designer arquitetônico é manual, em cabedal de couro, com enchimento de silicone, apostando em uma silhueta que remete a um “travesseirinho”.
Vale dizer que tal estética despontou como tendência nessa nova “era” do conforto, iniciada em 2020, diante do confinamento provocado pela pandemia do coronavírus que assolou o mundo.
Patrimônio brasileiro
Provavelmente você teve a sensação de que, nos últimos meses, o mundo inteiro resolveu investir pesado no verde e amarelo.
Sim, as fashionistas influentes apostaram na apropriação dos mais diversos símbolos brasileiros que vão desde as cores da nossa bandeira até a camisa da seleção brasileira de futebol para inundar as redes sociais de produções, customizações e truques de styling.
No entanto, apesar da chamada Brazilcore ou Brazilian Aesthetic trazer essa falsa ideia de “resgate”, a estética reproduz um estilo que tradicionalmente sempre foi usado na periferia e majoritariamente discriminado e marginalizado por uma sociedade racista.
Ou seja, por vezes grandes tendências só passam a ser reconhecidas quando pessoas brancas ou até mesmo da elite passam a utilizá-la. Há de se concordar que, entre becos e vielas, jovens sempre combinaram seus looks acompanhados de croppeds, camisetas do Brasil, shorts curtos, piercing no umbigo à mostra e, claro… os chinelos.
Assim, cabe os seguintes questionamentos: os chinelos são realmente indispensáveis na moda atual? Provavelmente. E devem ser considerados patrimônio brasileiro? Com certeza!
Fonte: UOL