Lançando as atividades do DFB Festival e o primeiro ciclo das ações do Programa 100% CE, que reúne iniciativas públicas e privadas em prol da reafirmação da força produtiva da moda do Ceará, Cláudio Silveira, idealizador do DFB, apresentou, na noite desta terça-feira (24), um desfile da iniciativa. Élcio Batista, vice-prefeito de Fortaleza; Fabiano Piúba, Secretário da Cultura do Estado do Ceará; Ana Cláudia Martins, diretora regional do Senac Ceará; Patrícia Varela, coordenadora de comunicação da Enel Ceára; Roseane Medeiros, Secretária Executiva da Indústria na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Alci Porto, diretor técnico do Sebrae Ceará e Carlos Prado, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará estiveram presentes.
Além de marcar a abertura do DFB, o desfile celebra a primeira etapa do Programa 100% CE, desenvolvido pelo idealizador do Festival em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (Sedet).
A curadoria das peças foi de Cláudio Silveira e o desenvolvimento das marcas e estilistas Ivanildo Nunes, Celina Hissa, Vitor Cunha, Gisela Franck, Espedito Seleiro, Almerinda Maria, David Lee, Água de Coco, Kallil Nepomuceno, Bruno Olly, Camila Arraes, Luisa Lopes, Alix Pinho, Vi Lingerie, Dólmen, Jô de Paula, Theresa Montenegro, Anastácio Jr., Silviane, Silvana de Deus e Mary, contam com produtos com produtos como bilro, macramê, couro e crochê. O styling é de Roberta Mazzola.
Com 40 looks criados e confeccionados por um time de estilistas, modelistas, costureiras, lavanderias, beneficiamentos têxteis e bordadeiras, o desfile mostrou a essência dos que fazem a moda cearense, com grandes nomes do Estado.
“Ao criarmos o 100% CE, almejamos unir forças de forma jamais vista no estado. Nessa primeira edição, contamos com a força do jeanswear cearense para abrir os caminhos que o 100% CE deve trilhar. Adianto que o DFB vai continuar como um dos mais relevantes eventos multidisciplinares da América Latina, dialogando com moda autoral, cultura e ações formativas. Precisamos desenvolver a cultura de moda no país e fortalecer a indústria de têxteis e confeccionados no Ceará, a partir do incentivo aos novos talentos, a oxigenação do mercado e o aprimoramento do trade de moda”, avalia Cláudio Silveira.
O DFB Festival 2022 é realizado pela Artesanias do Ceará e apresentado pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e pelo Governo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel, patrocínio Giga Mall e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Sebrae, Cagece e Vicunha. O Evento conta com o apoio institucional da Secretaria de Cultura (Secult/CE).
Fonte: Revista Textil