O Brasil é um dos países em que o mercado de moda é mais lucrativo, gerando uma renda estimada em U$ 48 bilhões anuais. Porém, o país não tem só um grande potencial de vendas, mas também se destaca no setor de criação de marcas e confecção de peças. Fatores como a cultura rica e a diversidade são pontos chave que podem ajudar o Brasil a transformar o mercado de moda mundial.
“O Brasil já é referência no segmento beachwear, mas acredito que nossa moda pode retratar mais a nossa cultura, nossas tradições. Em nossa marca, por exemplo, trabalhamos sempre com linho de alta qualidade e os acabamentos são feitos com materiais como madrepérola, coco e seda natural”, conta Thayna Soares, idealizadora da marca Thayná Caiçará.
“As embalagens são sacolas reutilizáveis feitas de puro linho cru, e cada peça leva uma etiqueta que contém sementes de plantinhas que são fáceis de plantar e cuidar”, acrescenta.
Saiba o que esperar dos novos cenários da indústria
As técnicas de costura são muito valorizadas por marcas internacionais, que utilizam dos talentos das costureiras e bordadeiras na construção de peças icônicas no mundo da moda.
“Aqui, o mesmo estilo de bordado, tão presente em nosso cotidiano, não é tão valorizado pelo próprio povo, que não os enxerga com esse mesmo olhar. Os bordados e a pintura das peças da Thayná Caiçará são todos feitos à mão. Nossas peças são exclusivas e o processo de produção é extremamente complexo e delicado. Os bordados variam em seu tempo de produção e algumas peças passam facilmente de 200 horas de trabalho”, ressalta.
Além disso, a internet permitiu que o surgimento de novas marcas fosse cada vez mais comum. Segundo dados da pesquisa realizado pelo PayPal e BigDataCorp, em 2021, o comércio on-line chegou a marca de 1,59 milhões de sites no Brasil.
“As nossas vendas são feitas on-line e o atendimento é totalmente personalizado. Prezamos pela exclusividade, inclusive, no atendimento aos consumidores e apreciadores da marca”, declara Thayna Soares.