No Dia das Mães, Bazaar conversa com filhas que se inspiraram nos passos de suas progenitoras fashionistas, sem deixar, porém, de trilhar seus próprios caminhos. Veja abaixo:
Andrea Viera
“O Natal lá em casa era como um SPFW“. É com essa memória da infância que a designer Andrea Viera, criadora da Pat Pat’s, resume o mix de moda e laços familiares intensos que predominava em sua casa. Em uma família de mulheres fortes e apaixonadas pelo belo, a filha da estilista Patricia Viera bem que tentou não seguir o caminho fashion e cursar odontologia. Mas a tentativa de desvio não durou muito tempo. No caminho entre a faculdade e a volta para casa, ir para a fábrica da mãe era uma parada obrigatória que alegrava o dia. Com isso vieram colaborações, depois a Pat Pat’s – marca com um olhar novo e pensada para as filhas de clientes da grife da mãe, assim como ela.
Yasmine Paranaguá
Atualmente, além de dividir seu tempo com a direção da marca de bolsas Glorinha Paranaguá com sua mãe, Naná, é também mãe de Mia Isabel, João Antônio e João Pedro. A grife criada pela avó, queridíssima e supercarioca, foi pioneira no uso de bambu e materiais naturais em bolsas que exalam o frescor da brasilidade e mantém até hoje essa característica fortíssima em suas coleções.
Para Yasmine, o rumo fashion aconteceu de forma muito natural. Com esse universo de criatividade – e originalidade – em suas veias, e por todos os lados da família, ela teve nas matriarcas sua fonte natural de inspiração, mas assim como a avó, uma globetrotter nata, bebeu das fontes inspiradoras ao redor do mundo: Xangai, Singapura, Paris, foram alguns de seus recentes endereços onde fez colaborações e trabalhos como designer.
Bel Niemeyer
Com um olhar já treinado para o belo desde a infância, e tendo crescido imersa em um ambiente cercado de criatividade, Isabel Niemeyer eternizou a beleza do que via ao redor do mundo por meio das suas lentes, enquanto também acompanhava de perto – ou com ajuda da tecnologia, quando distante – as criações da mãe Lenny Niemeyer, que sempre causaram burburinho na moda nacional.
Foram anos se dedicando à paixão pela fotografia, mas atualmente é na criação, como designer da Rebel Niemeyer, sua marca própria, que ela vem expressando o olhar fashion, que herdou da mãe. Agora, à frente da marca em que fez seu debut no mercado em 2019, e futura mamãe de primeira viagem, faz das peças atemporais com ar superlivre mais um elo da relação entre mãe e filha.