Internautas compartilham, em vídeos no TikTok, denúncias contra a empresa de fast fashion chinesa
A empresa chinesa Shein conquista fashionistas ao redor do globo por oferecer milhares de peças a preços atrativos. Nas redes sociais, internautas costumam compartilhar vídeos mostrando os itens adquiridos no site. Entretanto, no TikTok, usuários publicam dezenas de imagens comparando roupas semelhantes na Zara e na gigante do fast fashion.
Ao rolar o feed no TikTok, hashtags reúnem as publicações que denunciam semelhanças entre as duas empresas. Peças praticamente idênticas estão sendo compartilhadas nas #zaraVSshein e #zaradupe. Nas plataformas digitais, os fashionistas mostram fotos das peças iguais entre as etiquetas.
Contas no Instagram também têm feito sucesso por mostrar semelhanças entre as marcas, como o @zaravsshein. Com 35 mil seguidores, o perfil @dupesnation compara produtos entre a Shein e a Zara. Além da dupla, itens são colocado lado a lado com outras grandes labels, como a Jacquemus.
Vale destacar que esta não é a primeira vez que a Shein se envolve em acusações desse tipo. A empresa, inclusive, foi denunciada por plágio por companhias globais, como a Levi’s, a Ralph Lauren e até a Dr. Martens. Também no TikTok, a hashtag #SheinStoleMyDesign (Shein roubou o meu design, em tradução para o português) chegou a ter mais de 6,5 mil visualizações.
Fonte: Metrópoles